Quarta temporada – #FORABOLSONARO

“O real resiste
é só pesadelo depois passa”
(Arnaldo Antunes)

Há algumas semanas venho tentando escrever esse texto para abrir uma nova temporada no Devaneios Irrelevantes e apesar de várias ideias que o cenário enlouquecedor que vivemos apresenta, tem sido difícil fazer os dedos trabalhar tanto na blogosfera, que inicialmente era encarada por mim como um ambiente menos carregado de regras e exigências e mais apto à veiculação de ideias que extrapolavam minha pesquisa, quanto no próprio exercício de historiador (agora oficialmente registrado), desenvolvendo as atividades referentes à investigação. Essa semana atingimos a marca – muito triste – de 300 mil mortes no Brasil e mais de 2,7 milhões no mundo, falando apenas do coronavírus.
Parte do mundo, entretanto, está vendo os números reduzirem drasticamente, simplesmente porque estão vacinando massivamente a população. Recurso que nas terras tupiniquins tem feito a gente “passar raiva”, pra usar uma expressão popular que cabe bem diante das informações que temos acesso. Não a vacina em si, que qualquer pessoa com um mínimo de bom senso espera ver chover por todo lugar o mais rápido possível, mas as discussões e atitudes insanas e extremamente abomináveis que ela tem gerado. Desde empresários negacionistas que furam a fila e apresentam abaixo assinados para que seus funcionários também tenham direito de fazê-lo – o que não faz sentido uma vez que os clientes também teriam que ser vacinados antes de circular pelas tais lojas – até economistas, que resolveram na semana passada que a pandemia está “fazendo mal aos negócios”.
Não é minha intenção escrever uma coluna jornalística, afinal, nem tenho conhecimento técnico para tal como gosto de lembrar em respeito ao profissionais dessa área, mas me posicionar diante do quão sem noção é uma pessoa pedir às autoridades o “direito de furar a fila“ no pior momento da pandemia e em um dos maiores colapsos do sistema de saúde – talvez o maior – que já vivemos, e isso não depende só do coronavírus, já que é uma péssima hora para precisar de uma UTI por qualquer motivo, um acidente de carro, um problema do coração etc.
Mas mais que tudo isso, o que mais me deixou indignado (e imagino que não estou sozinho) foram as atitudes do presidente da nossa república e a passividade da nossa frágil democracia – cada vez mais evidente. O Voldemort br é uma ameaça, mente descaradamente, tem enorme dificuldades de manter a palavra e busca de todas as formas romper nossa relação com a realidade, o que me parece ser uma forma de tirar do povo o direito à informação, seja demitindo o responsável pelo INPE, quando os dados sobre desmatamento incomodam, ou fazendo um esforço para impedir o IBGE de coletar algum material que pertenceria a todos nós – parafraseando o saudoso Carl Sagan.
Sem mais, faço coro com as palavras de Vladimir Safatle, “esse governo precisa cair”, não por que ele é o único culpado por tantas mortes ou porque de alguma forma estaríamos combatendo o sistema ou a extrema direita fazendo isso, mas porque é uma ameaça à democracia! Nesse aspecto, um ponto de esperança ainda paira no horizonte, já que, aparentemente, o tribunal de Haia aceitou formalmente a denúncia contra tal figura. Ele será julgado, mais cedo ou mais tarde por suas atitudes e crimes, e depois vai ocupar sua vaga ao lado de Brilhante Ustra onde merece: A LATA DE LIXO DA HISTÓRIA.

Boa sorte!

PS… Agradeço a movimentação que esse blog teve nesse período ocioso e aos comentários que recebi. Planejo publicar novos 10 textos como antes, um a cada duas semanas como de costume, mas já adianto as desculpas por eventuais atrasos.

Texto do Safatle: https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-03-20/este-governo-tem-que-cair-preserva-lo-e-ser-cumplice.html

Um comentário em “Quarta temporada – #FORABOLSONARO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s