Abertura da nova temporada

Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour2

Após alguns meses de devaneios variáveis, dispersos e perdidos longe do papel, o blog Devaneios Irrelevantes procura inspiração para a publicação de uma nova temporada de textos. Motivado por novas situações pessoais e pelo novo contexto político inaugurado pelo governo brasileiro empossado em janeiro de 2019, buscarei publicar 10 novas percepções, anseios, contos, ideias ou qualquer outras formas de expressões textuais que possam emergir de leituras, conversas, experiências, pesquisas, vídeos etc.

Neste texto, como não deveria ser diferente, quero relembrar – principalmente a mim mesmo – que este espaço surgiu da necessidade e do desejo de melhorar minhas técnicas de escrita, além da vontade de entrar em contato através da escrita com blogueiros que não tenho oportunidade de conhecer pessoalmente. Por aqui se buscou e ainda se busca expressar-se informalmente, como em uma conversa de boteco, compondo e discutindo com a blogosfera.

É evidente que o novo contexto político têm mobilizado uma nova gama de assuntos na mente daquele que devaneia neste sítio ou em outros meios de sociabilidade, mais ainda, quando a “mudança” veio acompanhada de transformações na vida pessoal que motivam a manutenção de projetos iniciados no último ano, como a residência na cidade de Assis e a busca pela condição de doutorando (praticamente alcançada) e os próprios blogs Devaneios Irrelevantes e Reblogador.

A lamentável situação sócio-política motiva necessidade deste trabalho, que busca se posicionar ideologicamente frente ao governo, que mobiliza sucessivos ataques contra os professores e as ciências – em especial das áreas das humanidades – ambas atividades das quais tenho a felicidade (ou infelicidade), a sorte (ou azar), a oportunidade e o orgulho de pertencer. O blog sustenta assim a ideia de que estamos de pé e trabalhando, independente das condições em que somos submetidos. O governo e seja lá mais quem pode golpear, mas nunca nos impedirá de pensar!

Não posso negar categoricamente o fascínio perceptível pelos tais “cidadãos de bem” e sua curiosa mentalidade, entretanto, nas idas e vindas da vida, nas experiências – agradáveis ou nem tanto – nas leituras acadêmicas ou literárias presentes nos processos de formação pessoal foi possível reconhecer distanciamentos daqueles que os odeiam. Como diz uma frase no filme A outra história americana (EUA – Tony Kaye – 1999): “O ódio é um ônus”, o que nos remete à necessidade – e defesa – do diálogo.

Sem mais, gostaria de agradecer amplamente a todas e todos que resistem e continuam se dedicando à pesquisa e à atividade pedagógica, aos leitores que chegaram até este post, ou por aqui começaram e a amigas e amigos que incentivam essa busca do espírito do tempo e do trabalho acadêmico. 

VIVA A PESQUISA! VIVA A HISTÓRIA! VIVA A BLOGOSFERA!

Um grande abraço…

KURT…

Um comentário em “Abertura da nova temporada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s